Muitas histórias rondam a lenda de onde vem o coelho da Páscoa e qual a sua origem, porém entre os pequenos sempre reina as histórias mais divertidas e as que contam com mais riqueza de detalhes todos estes pormenores. Mas há várias histórias e lendas sobre a origem do coelho na comemoração da Páscoa e você pode escolher a que quiser para contar para seus filhos e até mesmo criar a sua própria história para contar a eles.
Conheça de onde vem o Coelho da Páscoa? Qual sua Origem?
Normalmente o coelho está simbolicamente relacionado a esta data comemorativa porque este animal representa a fertilidade; o coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. E entre os povos da antiguidade a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, em uma época onde o índice de mortalidade era altíssimo.
Confira também: Páscoa na Cacau Show – Produtos por Faixa de Preço.
No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. E a tradição do Coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. Eles diziam que o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa. Tradição esta, seguida até os dias de hoje.
Outra lenda conta que uma mulher muito pobre pintou alguns ovos de galinha e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. E espalhou-se então a história de que foi o coelho é que trouxe os ovos.
Mas o que a reprodução do coelho tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? A resposta mais acertada é que tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova (pois para os cristãos, Jesus Cristo ressuscitou nesta comemoração); e como o coelho tem relação direta com a fertilidade e a fertilidade é relacionada à nova vida, ele passa a fazer parte da data por sua grade capacidade de procriação. E os ovos de Páscoa (de chocolate, de enfeites, e até mesmo de joias), também estão neste contexto por causa da fertilidade e da vida.